sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Consciência Negra de tod@s nós


Uma nuvem negra se aproxima! Um novo momento se aproxima pra evidenciar que o escurecimento de nossas idéias, postura e atitude são os mecanismos para dar visibilidade às mazelas que afetam o povo preto e que a claridade da ignorância insiste em deixá-la na névoa da omissão.
Entretanto, como diz um desconhecido intelectual do gueto, viemos pra “desconstruir e construir um novo tempo” e reafirmar nosso posicionamento diante de uma sociedade racista e socialmente injusta. Nesse processo, nós militantes da juventude negra – quilombolas, hiphopianos, estudantes, adeptos das religiões de matriz africana, entre outros (as) - temos o compromisso de assumir um papel decisivo na luta contra o racismo, o genocídio e a vulnerabilidade da juventude negra.
Ainda há muito que fazer para conseguimos superar as injustiças, e construirmos uma sociedade igualitária que todos e todas desejamos, entretanto a vitória dessa desmistificação cria assim condições objetivas, de propor e realizar eventos com caráter político e formativo, dando condições junto com outros parceiros e parceiras de discutir as relações raciais no Amapá.
É uma verdade incontestável que essa tarefa não será realizada exclusivamente por entidades da juventude negra, mas sim pela atuação de um conjunto de forças sociais que possam construir um projeto do país na busca da liberdade e da justiça. Nesse sentido faz-se necessário um novo olhar, a redefinição dos conceitos e o resgate da verdadeira história do nosso povo.
É com essa possibilidade que o Movimento Afro Jovem do Amapá – MOAJA vem emanar as energias que eclodem da imortalidade de Zumbi dos Palmares e de toda a ancestralidade ampliarão, cada vez mais, a consciência negra neste país.