sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Hip Hop no Quilombo em Santa Luzia do Maruanum




O Maruanum se destaca no cenário amapaense como uma comunidade conhecida e reconhecida pelo seu artesanato, que se destaca pelo trabalho das louceiras do Maruanum, uma atividade secular em argila realizada por mulheres, uma atividade que tem passado de geração para geração. Além disso, o Marabaixo também é uma das características marcantes da comunidade, que recentemente recebeu a certificação e titulação de Remanescentes de Quilombo por parte da Fundação Cultural Palmares. Neste ano, Santa Luzia do Maruanum comemora o Centenário da Festividade em louvor à Santa.
Estes fatores são suficientes para nós jovens do Movimento Afro-Jovem do Amapá e da Federação Amapaense de Hip Hop na escolha da localidade para a realização de mais uma edição do Projeto "Hip Hop no Quilombo". O evento tem como propósito congregar a juventude quilombola e jovens do hip hop e, por meio de um diálogo inter-cultural estabelecer uma relação de discussão das diversas facetas da juventude negra - quilombola, ribeirinha e periférica.

Após uma troca de ideia a respeito das afinidades dos segmentos, percebeu-se no semblante de cada jovem a satisfação pela realização daquela atividade. Para a quilombola, Sônia Santos, tanto a juventude quilombola e a juventude do hip hop tem muito em comum e isso preciso fortalecer a luta contra o preconceito enfrentado pelos segmentos.