Numa conversa com uma amiga que esta fazendo uma pesquisa sobre a agressão contra as mulheres no ambito doméstico, disse-me que esta com muita dificuldade em encontrar vitimas de agressão para entrevistá-las, pois depois que entrou em vigor a Lei Maria da Penha as mulheres agredidas pararam de denunciar seus maridos.
Segundo a delegada isso acontece porque com a nova Lei, os maridos agressores ficam presos, são presos em flagrante e não é isso que as mulheres querem.Antes as delegacias eram cheias de denunciantes que usava o B.O. como forma de intimidação para que seus maridos mudassem de comportamento, mas não queriam a prisão deles. Agora com esta Lei, elas pararam de denunciá-los , ou seja, estão apanhando caladas e nem tem mais o instrumento de intimidação.
Pelo que parece na teoria a Lei é perfeita mas na prática está ajudando a manutenção do comportamento machista. Qual a opiniao de vocês?
Fizemos no dia 08/09 uma discussão muito interessante a respeito da Lei Maria da Penha na reuniao paulista de avaliação do Enjune. Penso que nós enquanto homens negros temos mais que o dever de pautarmos em nossas agendas as feminilidades para que possamos ser referencias a todos os homens, negros e nao negros, pois o machismo como sistema opressor desqualifica a todo instante a mulher na sociabilidade inerente as relacoes sociais. Desarticular o racismo e o machismo sao tarefas de todos e todas!!!!
ResponderExcluirAsè,
Júlio Junior
Forum - Enjune SP