sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

O Rap Bate Forte no Extremo Norte















No último sábado, 15, rolou no Centro de Cultura Negra do Amapá, o Baile “O Rap Bate Forte”, realizado pela Força Amapaense de Hip-Hop – FAHH. Pra ser sincero, fazia uma cara que a rapaziada e moçada ligada ao rap amapaense não se encontrava dessa maneira pra desenrolar uma situação dessas. O último encontro foi no final de setembro durante o I HIP-HOP no Quilombo.

Fiquei extremamente contente em ver o povo do hip-hop e adeptos do movimento num evento que teve o lançamento do CD demo do grupo Relatos de Rua. Mas foi outro grupo que apresentou várias músicas novas. Pra minha satisfação, o Função Real fez um som pra agitar toda a rapa. Realmente os irmãos têm a manha de fazer um rap autêntico e como diz o refrão de um dos sons dos caras – isso “é rap de caboclo!”

O Máfia Nortista por sua vez também representou muito bem, Sid, Branco e Ramon mostraram toda a qualidade do nosso rap. Na real, eles prepararam o terreno pro debutante da noite – o mano Vida Loka, que em nenhum momento ficou acanhado e representou muito bem a família Máfia Nortista.

Mais uma vez o Raciocínio da Ponte roubou a cena e abalou as estruturas do Centro de Cultura Negra. Logo de início o RDP mandou “Luz no Fim do Túnel”, um som que já tá na ponta da língua da rapaziada que curte o rapa amapaense. Mas o ponto alto da apresentação dos malucos foi um som que narra a trajetória do hip-hop do Amapá. Definitivamente Nena e Max já consolidaram o espaço do RDP na cena do rap macapaense.

Ouve também o momento de nostalgia, quando Sid, Emerson e Poca relembraram os tempos de CRGV cantando Pororoca Sonora e o Josiel mostrou que o Atitude Consciente ainda faz a massa agitar com Assassinos do Tempo. Pra finalizar o baile, rolou uma batalha de MC’s só pra descontrair e estimular umas rimas improvisadas entre a rapa.

Na minha humilde opinião, esse baile serviu como um gás novo na correria do rap do Amapá que teve um momento de ostracismo, mas que começou a se reerguer no final de outubro e inicio de novembro quando estiveram aqui em Macapá grandes parceiros do hip-hop nortista como o Denny (AM) e o DJ RG (PA).

2 comentários:

  1. o otimo momento que a o rap amapaense esta se deve a caminhada dura que o pessoal da velha escola atravessou pra que os muleques que viram eles cantar desse um show no evento, em fim, um salve aos percussores.....amor e humildade sempre.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog ae guerreiro
    é nois na correria loka de nossos movimentos sociais

    da um pulo ou adiciona nos teus links ae.

    http://mafianortista.blogspot.com
    http://rimasdecima.blogspot.com

    vou adicionar teu blos nos dois

    PAZ guerreiro

    ResponderExcluir