sábado, 5 de novembro de 2011

UFPA promove Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia



O I Seminário Internacional de Relações Raciais na Amazônia, cuja temática trata da relação entre Memória, Cultura e Linguagem, é a continuação imediata das mobilizações acadêmicas ocorridas em torno das Semanas da Consciência Negra realizadas no Campus de Cametá desde 2009, cuja 3ª edição ocorrerá paralela ao I Seminário Internacional. Os dois eventos se encontram como uma experiência de partilha de saberes entre o mundo acadêmico e as comunidades, grupos culturais ou qualquer pessoa interessada no debate sobre identidade negra, cultura afro-brasileira, combate ao racismo, ação afirmativa e outros temas voltados para a presença e influência negra na Amazônia. Devido seu caráter interdisciplinar, os eventos terão pesquisadores e estudantes de diversos cursos, com oportunidade de apresentar seus trabalhos em quatro Grupos de Trabalho. Além desses grupos, a programação prevê a presença de convidados nacionais e internacionais, pois objetiva integrar as discussões que estão ocorrendo no contexto atual sobre relações raciais e, ao mesmo tempo, articular produtores de cultura com diferentes experiências e conhecimentos.



HOMENAGENS – Todos os anos a Semana da Consciência Negra homenageia um grupo cultural ou pessoa de reconhecida importância para a formação cultural e identitária na região. Em sua terceira versão, o evento irá realizar duas homenagens. Uma ao professor Vicente Salles, autor de diversos livros sobre o negro na Amazônia, que completará 80 anos, em 27 de novembro, e receberá o título de "Doutor Honoris Causa" pela UFPA. Trata-se, enfim, do reconhecimento da trajetória de uma das mais

importantes personalidades da pesquisa sobre a história e cultura negra na Amazônia. Juntamente com o pesquisador, o grupo Marrierrê-Arrá, da vila de Carapajó, também será homenageado. O grupo representa uma das forças de expressão de identidade negra da região tocantina, por atuar, por vários anos, na formação de jovens e crianças em torno da cultura afro-tocantina.

O I Seminário Internacional e a III Semana da Consciência Negra correspondem a um esforço de diálogo no qual os saberes da comunidade são colocados lado a lado com o saber acadêmico. Desse modo, trata-se de uma forma de ação afirmativa cujo projeto político consiste na reafirmação da identidade negra como maior instrumento de combate ao racismo.

INSCRIÇÃO - Àqueles que têm intenção de apresentar trabalhos, deverão se inscrever até o dia 10 de novembro de 2011, enviando um resumo, e comprovante de pagamento da inscrição, para o e-mail consciencianegra.cameta@gmail.com. Os interessados em saber mais sobre: programação, prazos de inscrição para participar em oficinas ou somente como ouvinte, bem como as taxas de pagamento, deverão acessar o blog.www.historiaemcampo.blogspot.com









Fonte: Comunicação/UFPA

0 comentários:

Postar um comentário