
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
O luxo e a pobreza no desfile da Beija-Flor

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
PENSANDO EM NÓS

A história do negro americano é a história deste conflito - este anseio de chegar a uma natureza humana auto-consciente para fundir este eu duplo num melhor e mais verdadeiro eu".
Apenas um desabafo em sensações poeticas!!!
UMA ÁFRICA ESTAR SENDO GERADA NO BRASIL

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
EXISTIA RACISMO ANTES DE CRISTO???
Faraós negros
Uma equipe de arqueólogos franceses e suíços descobriu um conjunto de estátuas ancestrais, reminiscentes dos chamados faraós negros, no norte do Sudão. Os arqueólogos da Universidade de Genebra encontraram uma cratera repleta de grandes monumentos e estátuas ricamente esculpidas e que pertencem ao período dos reis de Núbia, na África Oriental, também conhecidos como os faraós negros.
O chefe suíço da expedição arqueológica, Charles Bonnet, disse que o achado era de uma importância mundial. Os faraós negros governaram o poderoso império de Núbia que se estendia pelo vale do Nilo há 2.500 anos. O poço, que abrigava o tesouro arqueológico, está localizada entre as ruínas de alguns templos situados nas margens do Nilo.
As estátuas dos faraós negros são lisas e brilhantes, ricamente esculpidas e feitas de granito. O nome do rei está gravado na base e nas costas de cada escultura. Seus domínios eram conhecidos como o Reino de Kush. Eles controlavam as rotas comerciais mais valiosas às margens do rio Nilo.
O mundo da antiguidade não conhecia o racismo. Na época em que Piye realizou sua histórica conquista, o fato de sua pele ser escura era irrelevante. Obras de arte da Antiguidade - do Egito, da Grécia ou de Roma - revelam escuramente percepção das características raciais e dos tons de pele, mas há poucos indícios de que a cútis mais escura era vista como sinal de inferioridade.
Somente quando as potências coloniais ocuparam a África, no século 19, os estudiosos ocidentais passaram a atribuir importância, de modo pejorativo, à cor dos núbios.
A grande questão é: existia ou não racismo antes de cristo???
Mas antes teria naquela época negros que comandavam grandes reinados e batalhas no Egto???
Diferente do que contam e mostram os livros teria a Rainha Tiye avó de Tutankhamon antepassados núbios???
<<<
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
PROJETO ABRA! OS OLHOS VOCÊ É SUJEITO DE DIREITOS

O evento tem como objetivo dar visibilidade á violência institucional vivenciada cotidianamente pelas comunidades negras do Amapá, assim como despertar na população negra, a iniciativa política, no sentido de articular, e dialogar com o poder publico para promover a esse segmento condições básicas para a existência cidadã
No dia 14 de fevereiro na Biblioteca Açucena localizada na Av. Professora Cora de Carvalho , 579, bairro central, Macapá, Amapá dentro da Sede do imena aparti das 18h acontecerar o lancamento da Cartilha do projeto com atração cultural por conta do Afro Ritmos e Batuque da Comunidade do Coração e no dia 15 de fevereiro só que no Auditório da Universidade Estadual do Amapá localizado na Av. Presidente Vargas, Centro das 7:30h às 14h acontecera o seminário a participação é gratuita e o número de vagas é limitado.
faça sua inscrição, na sede do IMENA : Av. Professora Cora de Carvalho , 579, bairro central, Macapá, Amapá. Informações: 3222-4385 /91173830/99725654 Lorena e Jucineide / e-mail: imena@uol.com.br