terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

EXISTIA RACISMO ANTES DE CRISTO???

Faraós negros

Um capítulo esquecido da história fala de um tempo em que reis do interior da África conquistaram o Antigo Egito

Uma equipe de arqueólogos franceses e suíços descobriu um conjunto de estátuas ancestrais, reminiscentes dos chamados faraós negros, no norte do Sudão. Os arqueólogos da Universidade de Genebra encontraram uma cratera repleta de grandes monumentos e estátuas ricamente esculpidas e que pertencem ao período dos reis de Núbia, na África Oriental, também conhecidos como os faraós negros.

O chefe suíço da expedição arqueológica, Charles Bonnet, disse que o achado era de uma importância mundial. Os faraós negros governaram o poderoso império de Núbia que se estendia pelo vale do Nilo há 2.500 anos. O poço, que abrigava o tesouro arqueológico, está localizada entre as ruínas de alguns templos situados nas margens do Nilo.

As estátuas dos faraós negros são lisas e brilhantes, ricamente esculpidas e feitas de granito. O nome do rei está gravado na base e nas costas de cada escultura. Seus domínios eram conhecidos como o Reino de Kush. Eles controlavam as rotas comerciais mais valiosas às margens do rio Nilo.

O mundo da antiguidade não conhecia o racismo. Na época em que Piye realizou sua histórica conquista, o fato de sua pele ser escura era irrelevante. Obras de arte da Antiguidade - do Egito, da Grécia ou de Roma - revelam escuramente percepção das características raciais e dos tons de pele, mas há poucos indícios de que a cútis mais escura era vista como sinal de inferioridade.

Somente quando as potências coloniais ocuparam a África, no século 19, os estudiosos ocidentais passaram a atribuir importância, de modo pejorativo, à cor dos núbios.

A grande questão é: existia ou não racismo antes de cristo???

Mas antes teria naquela época negros que comandavam grandes reinados e batalhas no Egto???

Diferente do que contam e mostram os livros teria a Rainha Tiye avó de Tutankhamon antepassados núbios???

<<<nos negros e negras descendentes de africanos, seus olhos, boca e nariz retratam muito bem a fisionomia de um africano... tendo ainda suas artimanhas para guerrias e lutar por respeito e liberdade.

0 comentários:

Postar um comentário