domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 - ANO INTERNACIONAL DA COMUNIDADE AFRO


No final de dezembro, a Organização das Nações Unidas - ONU, por meio de seu secretário-geral, Ban Ki-moon, instituiu 2011 como o Ano Internacional da Comunidade Afro. Em seu discurso, realizado em Nova Iorque,Ban Ki-moon, o Ano Internacional tentará fortalecer o compromisso político de erradicar a discriminação aos africanos e seus descendentes. A iniciativa também quer promover o respeito à diversidade e herança culturais.
Ban lembrou que as pessoas de origem africana estão entre as que mais sofrem com o racismo, além de ter negados seus direitos básicos à saúde de qualidade e educação.
Com esta iniciativa a ONU pretende resgatar linhas de contatos, restituir aquilo que foi de alguma forma quebrada, aquilo que foi de alguma forma confiscada dos africanos, que é a possibilidade de reestabelecer a ligação natural entre aqueles que residem em África, que continuam a residir em África e a dimensão diaspórica deste mesmo resgate.

Declaração de Durban

A comunidade internacional já afirmou que o tráfico transatlântico de escravos foi uma tragédia apavoradora não apenas por causa das barbáries cometidas, mas pelo desrespeito à humanidade.

O Secretário-Geral concluiu a mensagem sobre o Ano Internacional para os Descendentes de Africanos, a lembrar que a Declaração de Durban e o Programa de Acção que pede aos governos para assegurarem a integração total de afro-descedentes em todos os aspectos da sociedade.

0 comentários:

Postar um comentário