sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mãos que fazem


O fato que vos relato vem diretamente do Quilombo do Curiaú, mais precisamente do Curiaú de Baixo. É lá que habita o personagem principal deste enredo - As Mãos do Tambor". Seu nome é Eduardo da Silva Ramos, ele desenvolveu a arte de confeccionar os tambores do ritmo afroamapaense mais pulsante - o Batuque.
Eduardo herdou a arte de confeccionar tambores de seu avô Manoel Cecílio Ramos. Hoje ele dá continuidade a esta arte que exerce um papel importantíssimo na preservação da cultura bi-centenária do Curiaú. Preocupado com a transmissão de conhecimento (griot) neste ofício, Eduardo já está atribuindo a seus sobrinhos esta missão.
Segundo ele a madeira propícia para os tambores de batuque, que também são conhecidos como "Macaco", é a Macacaúba, que tem em abundância na região e seu som é mais marcante. Já os couros utilizados para cobrir os tambores são os de boi,veado e, em menor escala, os de sucuriju. Além de arte, a confecção dos tambores é uma terapia.
Eduardo Ramos também é responsável pela realização de uma das mais tradicionais festas da comunidade - Festividade de São Sebastião. Este ano, a festividade do santo acontece no período de 13 a 23 de janeiro, sendo que no dia 21 ocorre o batuque em honra ao santo.

0 comentários:

Postar um comentário