domingo, 15 de agosto de 2010

BOTÂNICA ESPIRITUAL: O QUE É UM BANHO DE DESCARGA?



Conforme vivemos a nossa vida cotidiana, freqüentamos diversos lugares, passamos por diferentes ambientes e assim trocamos impressões com todo tipo de indivíduo, vivemos em dias confusos, onde vibrações negativas jorram pelo mundo afora, sendo abundantes, deparamo-nos com elas em qualquer lugar onde nos encontramos. Todas estas vibrações e pensamentos negativos vão se aderindo a aura (perispirito) das pessoas, podendo vir a criar miasmas que podem vir a turvar o pensamento, permanecendo na atmosfera mental e espiritual os diversos fluidos nocivos dos quais compõem-se as energias negativas.
Como o próprio nome pressupõe, o banho de descarga (ou descarrego) serve para descarregar, limpar, purificar o corpo astral (perispirito) eliminando as precipitações de fluidos negativos (inveja, ódio, irritação...).
Os céticos e incrédulos decerto debocham destas elucidações, afirmando em sua imatura razão que isto não pode se dar e, sem argumentar, irrevogáveis, apelam lançando-as ao domínio do sobrenatural. Mas, como explicar então, a sobrevivência deste “charlatanismo” através dos séculos: Os antigos Hebreus já usavam as abluções, que não deixavam de ser banhos purificadores. O batismo nas águas ministrado por São João Batista, no rio Jordão e outra forma de banho sagrado. Moisés, o grande legislador hebreu, impôs o uso de banho aos seus seguidores. E estes nem sabiam o que era umbanda ou coisa parecida, mas o mecanismo espiritual de limpeza é a mesma essência tanto para um como para o outro.
O primeiro passo para se entender o que de fato ocorre é retirar o banho de descarga do domínio do sobrenatural, ora, uma vez se admitindo o fato como normal, com causas e efeitos naturais, este entra para a ordem das coisas naturais, assim como a chuva e o sol,e assim como estes, afetam naturalmente nosso cotidiano. Aquele então perde seu posto de sobrenatural, dando lugar para entendermos seus mecanismos de funcionamento.
Para começarmos a entender o que se passa devemos focar no conteúdo que essencialmente, caracterizam nosso banho de descarga, as ervas e plantas usadas para tal. Existe um principio no universo que além de estar amparado espiritualmente, também o está cientificamente: O principio das variadas formas de manifestações da matéria, onde a esta pode se comportar ora como fluido, luz, eletricidade, calor e matéria densa dependendo da organização estrutural de seu agente. Isto esta presente nas mais rotineiras circunstancias de nossas vida,não seria o ar que respiramos o exemplo mais obvio disto, pois não o vemos ou apalpamos,mas sabemos que ele é composto de um elemento chamado oxigênio,além de que ele tem dimensão e quantidade pois que pode acabar ,sufocando-nos a sua falta.Como elucidamos no começo da elucidação, as vibrações negativas ou positivas são compostos também de um tipo de matéria,mais sutil daquelas que a ciência conhece, por isso deixam resíduos em nosso corpo fluídico e material.vejamos um trecho de uma psicografia do espírito André Luiz, pelo Médium Francisco Candido Xavier, em Uberaba,11/8/59.



‘‘ Quanto mais investiga a natureza, mais se convence o homem de que vive num reino de ondas transfiguradas em luz, eletricidade, calor e matéria, segundo o padrão vibratório em que se exprimem.
Existem, no entanto, outras manifestações de luz, eletricidade, calor e matéria desconhecida nas faixas da evolução humana, das quais, por enquanto, somente podemos recolher informações pelas vias do espírito’’.


Este é um trecho de uma psicografia, que elucida aquele princípio explicitado agora a pouco. Atente para o detalhe de que o espiritismo, em se tratando de organização e cultura,é bem diferente da umbanda,porém,por estarem ambas baseados em princípios espirituais,as mesmas leis são aplicáveis a ambas,pois a espiritualidade é uma unidade,apesar das infinitas formas de manifestações.Seria assim,como a lei da gravidade é para nós na terra,apesar de diferentes em biótipos e culturas,estão todos sujeitos a ela.Não seria a sessão espiritual do descarrego ,da igreja universal do reino de Deus,onde os devotos são lavados com uma água ‘‘ energizada’’,apenas uma outra versão do nosso banho de descarga, apenas apresentando-se sob uma outra forma de expressão de uma mesma lei natural.
Voltemos às plantas e ervas, assim como vimos, existem outras faixas de manifestações de matéria que de imediato não podemos sondar. As plantas possuem substâncias, fluídicas e sutis, que a ciência não conseguiria isolar. Estas substâncias fluídicas são responsáveis pelas diversas características e finalidades de uso. Assim, as plantas “descarregadoras’’, possuem esta propriedade porque suas substancias possuem agentes fluídicos que tem a propriedade de limpar os resíduos fluídicos nocivos que em nós estão impregnados no perispirito. Este é o sobrenatural em sua mais simples expressão e explicação.
Uma vez Que já se está limpo de corpo e perispírito, resta a limpeza de consciência, e esta só a aventurança do mundo com suas inúmeras lições dolorosas podem nos fazer aprender e discernir o que realmente somos e queremos, tal qual o metal impuro é submetido a fervura em altíssimas temperaturas para assim no final estar limpo das impurezas resultando no ferro puro. Assim somos nós, moldados a ferro e fogo...
Por: Rodolfo Souza

0 comentários:

Postar um comentário