terça-feira, 31 de agosto de 2010

NOVE ANOS DA CONFERÊNCIA DE DURBAN


Hoje marca uma data histórica na luta por Direitos Humanos no mundo. Há 9 anos acontecia a Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. Este evento buscou sensiblizar o mundo inteiro no sentido de promover o enfrentamento às desiguladades sociais baseadas na raça.
A partir de então, os países passam a desenvolver políticas de promoção ao respeito
pela diversidade e a necessidade de buscar bases comuns entre as civilizações e no seio das civilizações, a fim de enfrentarem os desafios comuns à humanidade que ameaçam os valores partilhados, os direitos humanos universais e a luta contra o racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata, através da cooperação, da parceria e da inclusão.
Para o Brasil, a Conferência foi exitosa. Além da sua própria realização, em si fato importante para qualquer país com população negra, o documento final abrangeu ainda as prioridades para o País, assim como as principais demandas da América Latina e do Caribe. O texto adotado garante a proteção de afrodescendentes, povos indígenas, migrantes, mulheres, crianças, pessoas portadoras de HIV/AIDS e de deficiência; reconhece a discriminação múltipla ou agravada, reafirma a incompatibilidade entre democracia e racismo; ressalta a promoção dos direitos à saúde, à educação e outros direitos econômicos, sociais e culturais; ressalta a necessidade da implementação de ações afirmativas, da produção de dados desagregados e de indicadores para medir a desigualdade racial, da a participação da sociedade civil e da cooperação internacional.

0 comentários:

Postar um comentário