sábado, 19 de maio de 2012

A Resistência da Sabedoria Milena


Traga o seu cachimbo
Traga o vinho do vovô
Hoje é dia de festa
Cativeiro acabou...


É nessa entoada que durante o mês de Maio em todo o Brasil festeja-se ao som de atabaques, agogôs, caxixis, palmas e cantos em honra aos Pretos Velhos, Preferencialmente para muitos no dia 13.

Humildes de grande sabedoria e acalantado de dores e magoas os Pretos Velho que aconchega a todos com suas experiências vividas é uma das referencias mitológica africana na religiosidade afro brasileira que viveu nas senzalas durante o período da escravidão dele vem o tratados com as ervas e curandeirismo que dominou na sua trajetória de viva e com elas aprendeu a viver longamente.

No Templo Religioso Ylê Asé Ogum Tojalonam onde através da fé, energização da roda e estrondo dos tambores filhos de axé, amigos e curiosos festejaram sua devoção, alguns fizeram suas oferendas e pedidos a esses Pretos Velhos, pois quando se pede com a inocência de uma criança e amor é só aguarda que as bênçãos viram.
Uma identidade que vai muito além da religião de um povo ela se demostra através da resistência que sobreviveu e mantem-se até os dias de hoje e manifesta-se em quilombos, terreiros, roças, comunidades entre outros, mas resiste e persiste na África brasileira enquanto houver tambor.

0 comentários:

Postar um comentário